Posicionamento Digital para micro e pequenas empresas.

Este artigo foi escrito pelo Ícaro Iasbeck e publicado originalmente no linkedIn do Thiago Hayashy para ajudar micro e pequenas empresas se posicionarem no digital.

Mais do que nunca, o digital mostrou ser o canal mais antifrágil diante deste neste cenário em que estamos vivendo. Empresas que não estavam presentes, estão se reinventando para se posicionarem nos canais digitais.

Se você é um empreendedor individual ou responsável por uma micro ou pequena empresa, separei 5 dicas para ajudar o seu negócio fazer a diferença no digital.

 

1) O que preciso para posicionar minha empresa no digital?

Já fazem alguns anos que criar um site e um perfil nas redes sociais não é o suficiente para posicionar o seu negócio no digital. O primeiro passo para construir o seu posicionamento é criar conexão da sua proposta de valor com o seu público.

Para que isso aconteça, é necessário compreender que o digital é um canal para que o seu negócio consiga atingir o seus objetivos através da internet.

Investir rios de dinheiro em anúncios, sem qualquer planejamento e esperar que clientes tenham interesse em comprar o seu produto da noite para o dia, é uma ilusão. Você precisa de uma estratégia e um plano de ação para que isso aconteça.

 

2) Mas como vou desenvolver uma estratégia digital?

Somos apaixonados por complexidade, mas por aqui, quanto mais simples e direto for o seu plano, maior clareza você terá ao executar.

Vou te ajudar a (re)pensar a estratégia da sua empresa para o digital fazendo 4 perguntas: 

  • Qual é o seu produto ou serviço que irá vender online?
    Você possui estrutura para vender, entregar e garantir a sua geração de valor através do internet?
  • Qual plataforma irá utilizar para vender o seu produto ou serviço?
    Qual será a plataforma que seus clientes terão menor curva de aprendizagem? Qual é a plataforma os seus concorrentes estão utilizando?
  • Qual será o preço (R$) para venda do seu produto no digital?
    Será necessário ajustar o preço para deixar ele mais competitivo?
  • Qual campanha irá fazer para chamar a atenção do seu público?
    Qual será a história que irá contar para sua audiência entender o que você faz?

    Se você tem experiência em Marketing e Vendas, vai notar que as questões acima foram baseadas na estratégia dos 4Ps.

    Com as perguntas acima direcionadas, agora o desafio se concentra em encontrar o canal digital em que os seus clientes estão presentes e focar todas as suas ações nele.

    Para facilitar essa descoberta, responda a seguinte pergunta: “Onde os meus clientes estão presentes no digital? LinkedIn? Instagram? Google?”

    Existem diversas metodologias para responder essa pergunta, mas a minha dica para você é: comece perguntando para os seus melhores clientes onde eles estão e como eles te encontraram! A fruta nunca cai muito longe do pé.

 

3) Como ter mais resultados no digital? Busque entender, antes de vender.

Sabe quando você vai assistir um vídeo no Youtube e bem na hora aparece aquele anúncio e você tem que esperar 5 segundos para poder pular?

Ninguém gosta disso.

Como também ninguém gosta daquele vendedor que fica empurrando a venda.

No digital o comportamento do consumidor é direcionado para responder a seguinte questão: “Como vou resolver o meu problema?”. Repare que a busca do consumidor está direcionada para o seu problema e não para a sua solução.

Vamos para um exemplo de uma pessoa que está com dor de dente e utiliza o Google para fazer uma busca:

Quais são os sintomas de dor de dente?”
O que fazer para diminuir a dor de dente?”
Remédio caseiro para dor de dente”
Dentista aberto em São Paulo durante a quarentena”

Na maioria das vezes, o consumidor de primeira viagem (topo de funil) irá buscar pela dor ao invés de procurar uma solução específica.

Portanto, gerar conexão com sua audiência não está relacionado com o seu produto ou serviço, mas sim com a capacidade da sua empresa em ajudar o seu público a resolver o seu problema.

Posicioname

Após anos atuando no Marketing Digital, você percebe que as campanhas que possuem alta performance não estão direcionadas para o produto ou negócio, elas estão focadas criar empatia com a dor do seu cliente e mostrar como você pode ajudá-lo resolver esse problema.

 

4) Direcione o seu conteúdo e suas campanhas com objetivo de ajudar o seu cliente:

Demonstre preocupação genuína e se entender que faz sentido, mostre como seu produto pode ajudá-lo. Você vai ver como seus resultados irão se comportar.

 

5) Dicas de Ferramentas gratuitas ou com excelente custo benefício para o seu negócio:

Agora que já entendemos a necessidade em posicionar sua empresa no digital e como gerar real valor para o seu público, vou compartilhar algumas ferramentas que indicamos em nossos projetos de Consultoria e Assessoria para empresas que em processo de estruturação no digital:

1. MailChimp: Ferramenta de E-mail Marketing e criação da Landing Page. Possui versão gratuita.

2. HubSpot CRM: Excelente ferramenta para Gestão de Oportunidades e Clientes. Possui versão gratuita.

3. Google meu Negócio: Ferramenta essencial para negócios físicos (e até mesmo digitais) para se posicionar no Google. Possui versão gratuita.

4. Canva: Ferramenta para criação de artes sem a necessidade de instalar algo em seu computador. Possui versão gratuita.

5. WhatsApp Business: Se você atende ou vende pelo WhatsApp, ter uma conta Business pode aumentar a sua autoridade. Possui versão gratuita.

Espero que as dicas acima tenham sido úteis para você e ajude o seu negócio gerar mais resultados no digital.

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Um abraço!

Escrito por

Ícaro Iasbeck

Ícaro Iasbeck

Fundador e CEO da Data-Driven Marketing.

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