O que é Data-Driven Marketing?

O termo data-driven significa “orientado por dados”, ou seja, é toda ação que utiliza dados e informações para validar uma hipótese ou fundamentar uma tomada de decisão.

Antes de entrar no conceito do data-driven aplicado no Marketing, vamos revisar a definição de Marketing para garantir que estamos falando sobre o mesmo tema.

O Marketing  tem por essência e objetivo entender as necessidades e desejos de uma segmentação de mercado, criar produtos e serviços e gerar valor para os seus públicos e para a organização que se propôs para tal desafio. A sua estrutura é fundamentada (na maioria das vezes) na estratégia 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção. 

Dica: Quer se aprofundar no conceito? Autores como Philip Kotler, Seth Godin, David Ogilvy e Al Ries possuem diversos livros sobre Marketing.

A partir desta definição, o profissional que trabalha com Marketing tem a capacidade de responder, direcionar ou buscar as resposta para as seguintes perguntas:

  1. Qual é o preço mais atrativo para o meu consumidor final e com uma margem positiva para o meu negócio?
  2. Qual é o canal, físico ou digital, que devo utilizar para comunicar ou vender meu produto para o meu público-alvo?
  3. Qual é a melhor estratégia, offline ou online, para aumentar a minha geração de leads qualificados?
  4. Qual é a taxa de conversão para cada etapa do meu funil de Marketing e Vendas? Quais são as oportunidades de melhoria para cada fase?
  5. Qual é o meu mercado? Qual é o seu tamanho? Qual é o meu marketshare?
 
“Marketing é importante demais para ficar apenas com o departamento de Marketing”
David Packard – Cofundador da Hewlett-Packard (HP)

 

Agora com o conceito de alinhado, vamos para o Data-Driven Marketing.

 

O que é Data-Driven Marketing?

Toda ação ou estratégia necessita de uma tomada de decisão. 

O processo de tomada de decisão sempre envolve um investimento, seja ela tempo, dinheiro ou risco. Você tomaria uma decisão dentro de uma empresa baseado em uma hipótese? Baseada em achismo? Dados são fundamentais para embasar uma tomada de decisão. 

 

“Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.” 
W. Edwards Deming – Engenheiro, Estatístico, Professor, Autor e Consultor.

 

Data-Driven Marketing ou Marketing Orientado por Dados é o ato de utilizar dados e informações para direcionar ou tracionar a estratégia do seu negócio. O DDM (Data-Driven Marketing) utiliza de metodologias e técnicas da Ciência de Dados, Gestão da Informação e Inteligência de Negócios aplicado nos negócios.

Todos nós sabemos que os algoritmos e a inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas. Confira abaixo o crescimento do volume de buscas pelos termos #datascience, #bigdata e #machinelearning desde 2004:


 

Já fazem alguns anos que estamos na era dos dados e o crescimento está muito acima da nossa capacidade de análise. Confira na imagem abaixo alguns números e veja o crescimento.

 

Fonte: Relatório de 2016 da Accenture, Cisco, Facebook, Internet Live Statis, MIT e Mobility Report (Ericsson)

 

Não estamos armazenando somente dados, estamos armazenando oportunidades de melhorias para nossos negócios. Estamos deixando de utilizar o potencial dos dados que coletamos e dados que estão disponíveis no mercado por falta de conhecimento e mão de obra qualificada.

Agora, vamos trazer alguns exemplo práticos:

O seu negócio (ou empresa no qual trabalha) possui pleno entendimento e compreensão dos mercados em que atuam? Conhecem no detalhe o comportamento de compra de seus consumidores? 

Se você utiliza um ERP ou CRM, existem muitos dados armazenados nestes sistemas que dizem muito sobre sua empresa, seus produtos e serviços e as características dos seus clientes. O que você precisa é entender o desafio no negócio, fazer as perguntas certas e buscar onde estão os dados e informações que podem ser a solução para a questão. Caso a sua empresa ainda não tenha um sistema para isso, saiba que existem ferramentas de coleta, gestão, análise e visualização de dados que são acessíveis e até mesmo gratuitas.

Outro exemplo que podemos trazer de uma ação Data-Driven Marketing é a aplicação de modelos preditivos em um conjunto de dados de consumo para entender o comportamento futuro de uma determinada segmentação de clientes. Aplicativos como Spotify se utilizam deste conceito e metodologia, entre outros, para criar suas playlists “Daily Mix” ou “Discover Weekly” de acordo com seu padrão de consumo, inserindo novas músicas “feitas para você”.

Não é coincidência, é ciência. Tudo o que você faz em um ambiente digital pode ser monitorado, mensurado quantitativamente e qualitativamente.

Em março de 2019 foi publicado no Valor Econômico uma pesquisa da PwC sobre a utilização de dados nas empresas e o opinião compartilhada entre os executivos foi a mesma. No Brasil estamos passando por uma escassez de profissionais com habilidades data-driven e precisamos dar alguns passos para trás e entender o nosso contexto.

 

Fonte: Valor Econômico, 01/03/2019. Clique aqui para ler a notícia.

Entendendo que para toda regra existe uma exceção, um profissional data-driven possui conhecimento básico em estatística, tecnologia, análise de dados e visão de negócio para entender a organização e o seu modelo de negócio. 

 

Agora vamos juntos responder às questões abaixo:

  1. Quantos profissionais de marketing que você conhece que possuem conhecimento básico sobre estatística, tecnologia e análise de dados?
  2. Quantos analistas de dados da sua rede de contatos possuem conhecimento em Marketing e Vendas para contribuir ativamente?

 

O nosso ensino de matemática básica não é o modelo ideal para formar uma pessoa com visão analítica. A metodologia é baseada em repetição de fórmulas e o resultado disso é que aprendemos utilizar fórmulas/ferramentas e não a “pensar” em matemática para resolver um problema. 

Outro fator para estamos vivenciando este cenário é que o Marketing Digital e a popularização das Ferramentas Digitais no Brasil começou a ganhar força a partir de 2010. A geração de dados e informações a partir do canal digital ainda é relativamente novo no mercado brasileiro.

 

Qual é o propósito do Data-Driven Marketing?

Compartilhar conhecimento e ensinar pessoas a transformarem dados em informações para gerarem ainda mais valor para os seus negócios.

O nosso objetivo é simplificar o processo mostrar que métodos, técnicas e ferramentas são importantes, mas o principal é o mindset analítico e orientado por dados. Acreditamos que o diferencial não está na ferramenta, mas sim, na pessoa que gerencia e utiliza.

Um profissional com a visão Data-Driven Marketing deve compreender a sua organização enquanto negócio, identificar quais são os atuais desafios e manter uma postura ativa para levantar quais perguntas ainda não foram respondidas. Com o mindset data-driven, naturalmente irá buscar as respostas para as perguntas se baseando em dados e informações.

O profissional de Marketing que atua na captura, análise e interpretação de dados possui um diferencial em sua área, empresa e mercado. Ele entende que Marketing não é um setor e sim uma ferramenta estratégica para a organização, faz a diferença no resultado.

O mesmo se aplica para pessoas que trabalham como análise de dados que já possuem um mindset analítico, mas ainda não compreendem a visão de como estruturar dados para responder às questões do negócio. Quando contribuem ativamente para estratégia de Marketing e Vendas, toda a empresa começa a incentivar e a reconhecer ainda mais a cultura analítica.

 

“Empresas que fazem análise de dados tem 5 vezes mais chance de tomar decisões mais rápidas do que seus concorrentes.”
Fonte: Relatório de 2016 da Accenture, Cisco, Facebook, Internet Live Statis, MIT e Mobility Report (Ericsson)

 

Como aprender mais sobre Data-Driven Marketing?

Esse é o nosso propósito e estamos aqui para isso.

O movimento está reunindo profissionais de diversas áreas com interesse em aprender como desenvolver o mindset orientado por dados, métodos e habilidades da Ciência de Dados e Gestão da Informação para aplicarem em seus negócios.

Se você ficou interessado, o primeiro passo é participar da comunidade Data-Driven Marketing no Telegram. Para isso, você precisa clicar aqui e preencher seus dados para receber as instruções em seu e-mail. Não deixe de acompanhar também o @datadrivenmkt no Instagram e LinkedIn.

 

Junto, somos mais que dados, somos conhecimento

Escrito por

Ícaro Iasbeck

Ícaro Iasbeck

Consultor e especialista em Data-Driven Marketing. Para saber mais, acesse icaroiasbeck.com.

Artigos relacionados

Inteligência de Mercado
Ícaro Iasbeck

Conheça O Seu Cliente 5

Conhecer seu cliente parece algo tão óbvio, mas muitas empresas ainda não dão a atenção necessária a esse ponto, que engloba fazer

Leia mais
Inteligência de Mercado
Ícaro Iasbeck

Conheça O Seu Cliente 6

Conhecer seu cliente parece algo tão óbvio, mas muitas empresas ainda não dão a atenção necessária a esse ponto, que engloba fazer

Leia mais

Faça parte do movimento Data-Driven Marketing no Telegram

Fechar Menu