Como a Zimobi aumentou em 556% sua geração de demanda em 180 dias

Com mais de 10 anos de experiência  prática em Marketing, Vendas e Inteligência de Dados, nós desenvolvemos nossa própria metodologia: a Data-Driven Marketing.

Por meio dela aplicamos inteligência de dados nos processos de marketing e vendas de empresas, direcionando, estruturando e otimizando a aquisição e retenção de clientes.

Neste estudo de caso você vai conhecer um pouco mais sobre a aplicação dessa metodologia, acompanhando os resultados que obtivemos ao longo da nossa parceria com a Zimobi.

Em apenas 180 dias, a DDM ajudou a Zimobi a aumentar  a geração de leads em 556% e as vendas em 53%.

Continue lendo e descubra como o marketing orientado a dados pode transformar o crescimento de um negócio.

A Zimobi

A Zimobi é uma startup que tem como objetivo facilitar o processo de aluguel imobiliário entre proprietários e locatários, tornando-o simples e rápido. Ela é uma plataforma de aluguel de imóveis completa, com soluções de ponta-a-ponta e sem intermediários.

Na plataforma você encontra inquilinos rapidamente, faz análise de crédito, emite contratos, fecha garantias e ainda recebe o valor diretamente na sua conta. Além disso, outros pontos fortes da Zimobi são que:

  1. Ela permite que o proprietário gerencie todo o processo de aluguel por meio da plataforma;
  1. Livra o Inquilino e o proprietário de taxas que são cobradas pelas imobiliárias;
  1. Realiza uma busca rigorosa do inquilino e fornece a possibilidade do proprietário escolher o melhor;

Apesar de estar inserida em um mercado altamente competitivo, tradicional e burocrático, a Zimobi continua com alto crescimento!

A solução é uma inovação no segmento imobiliário e se destaca por sua segurança, tranquilidade, rapidez e, principalmente por oferecer um processo sem contato com uma imobiliária.

A metodologia de crescimento

Para tornar esse crescimento ainda mais acelerado, a Zimobi buscou a Data Driven Marketing para entender como poderíamos ajudar.

Aqui aplicamos a metodologia Data-Driven Marketing, que nos permite analisar o negócio como um todo. Olhamos não apenas para os processos estruturados na empresa, mas também para o mercado e seus clientes.

Após a análise, criamos uma estratégia única, que se encaixa com o contexto do negócio. Assim, aplicamos inteligência de dados nos processos de Marketing e Vendas da Zimobi e atingimos resultados impressionantes, em um curto período.

O desafio

No início da nossa parceria com a Zimobi, a empresa apontou um desafio: aumentar o número de clientes na base.

Eles já trabalhavam com Google Ads, mas apesar disso, não conseguiam gerar um bom número de leads qualificados.

Durante o período de análise, em que estudamos a empresa e seus clientes, além de outros dados complementares, percebemos que um dos pontos responsáveis por gerar dificuldade, foi o fato do negócio estar inserido em um mercado dominado por imobiliárias

Assim, surgiu a necessidade de construir um processo de descoberta do usuário, colocando a Zimobi como uma nova possibilidade, muito mais vantajosa, que reduz os custos e aumenta a velocidade da locação de um imóvel.

O processo

estrutura de prospecção ativa e mídia paga utilizada na Zimobi

No primeiro mês, nossos especialistas construíram a estratégia de geração de demanda, por meio do qual aplicamos boas práticas de mídia no Google e Facebook Ads.

A estrutura das campanhas no Google Ads teve como objetivo principal a captação do público que já possui a intenção de compra formada, bem como o público meio de funil, ou seja, aquele que já tem consciência da sua dor, mas ainda não encontrou a solução para resolvê-lo.

Para a veiculação da campanha, optamos por configurar uma segmentação mais abrangente, com o intuito de entender o comportamento dos usuários. E conforme o aprendizado foi se concretizando, foram realizadas otimizações que tiveram impacto direto na performance do Google Ads a longo prazo.

Além disso, para ampliarmos o processo de aquisição de clientes, implementamos um segundo canal de captação de leads: o Facebook Ads.

Nele, criamos uma campanha de remarketing focada em milestones. Ou seja, passamos a gerar anúncios para incentivar a interação dos usuários com a plataforma, atingindo, por exemplo, aqueles que fizeram cadastro, mas não haviam inserido anúncios na plataforma.

No período de setembro e outubro de 2020, a campanha de remarketing no Facebook nos possibilitou aumentar a geração de leads em 556% e diminuir o custo por aquisição em 86%.

porcentagem de leads conquistados pela Zimobi

Criamos também outras duas estratégias distintas para o Facebook ads, ambas com o objetivo principal de criar desejo e despertar o interesse da audiência:

  1. Campanha de prospecção de novos proprietários para cadastrarem seus imóveis na plataforma;
  1. Campanha de retargeting dos usuários de blog posts voltados a proprietários e usuários que não converteram no Plano Free.

Apesar de todo o esforço na estratégia de mídia, sentimos necessidade de ir ainda mais fundo nas ações.

Portanto, imergimos na jornada dos clientes e percebemos que o site não estava funcionando de forma otimizada, o que dificultava a interação dos usuário e, consequentemente, que ele contratasse o serviço da plataforma.

Os leads estavam acessando o site, mas não terminavam o cadastro, pois sentiam dificuldade em entender os valores e formas de pagamento oferecidos. Concluímos que para solucionar o problema seria necessário modificar o processo de vendas, tornando-o mais humanizado.

Para fazer isso, rodamos em paralelo com a estratégia Product Led Growth (PLG), que a Zimobi já utilizava, e implementamos um Sales Development Representative (SDR) na estratégia, que passou a trabalhar em conjunto com a entrada de novos usuários, auxiliando nas vendas.

Essa estratégia de funil Y foi de extrema importância para otimizar a qualificação de leads, o que nos permitiu aumentar as vendas em 36% em um mês e 53% em dois meses.

Aumento da taxa de faturamento da Zimobi

Resultados

Por conta da estratégia de prospecção de contas e remarketing, a Zimobi alcançou excelentes resultados de performance. 

Além disso, a análise completa do setor de aquisição, das campanhas de marketing a até a eficiência de abordagem do pré-vendas, trouxe uma visão completa do funil de vendas da empresa e como a Data Driven Marketing poderia assessorar a Zimobi em toda a jornada de compra.

556%

Aumento na geração de Leads em 180 dias

86%

Redução no Custo de Aquisição de clientes

53%

Aumento no faturamento em dois meses

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